sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lágrimas em tom vermelho!


Massa vence em Interlados, mas Hamilton é quem levou o título (Crédito: Lance!)

Por Bruno Andrade (2 Km)

O autódromo de Interlagos nunca esteve tão vermelho. Aliás, o Brasil nunca foi tão vermelho. Para onde quer que se olhasse desde o começo da manhã, ficava claro o tamanho da paixão e da torcida por Felipe Massa. Bandeiras de times de futebol eram várias: Corinthians, São Paulo, Grêmio, Internacional. Muita gente acampou nas proximidades dos portões de entrada e passou a noite a céu aberto na expectativa de garantir um lugar privilegiado para a grande decisão. E quem chegou mais tarde não se importou com as longas, mas organizadas, filas. Alguns minutos de espera são um preço justo para acompanhar uma corrida histórica.

O sol e o tempo bom dão lugar a nuvens pesadas. Meio-dia, e a primeira pancada molha o asfalto e transforma as arquibancadas em uma correria em busca de capas e sombrinhas. O sol volta, mas não apenas ele ajuda a esquentar o clima. Às 13h20, os pilotos se dirigem à reta dos boxes para a tradicional foto de fim de ano, sob os gritos de "olê, olê, olê, olá, Massa, Massa”.

Vem a largada. Na frente, Massa faz sua parte. Depois da primeira série de pitstops, provocados pela necessidade de montar pneus slicks, por um instante o cenário dos sonhos da torcida se desenha. O brasileiro lidera, enquanto Hamilton é apenas o sexto, com dificuldades para superar Giancarlo Fisichella. O sonho dura pouco. Com uma manobra arrojada, o piloto da McLaren toma a posição do italiano e consegue o resultado que o tranqüiliza. Nas arquibancadas, a esperança prossegue.

Nove voltas para o fim e a chuva reaparece. As condições de aderência pioram e os pilotos retornam aos boxes, para pôr os pneus intermediários. Em questão de minutos, o inacreditável acontece. Timo Glock prefere não parar e sobe para quarto. Basta que Vettel, bem mais rápido, supere Hamilton, e o jejum brasileiro chegue ao fim. O alemão ultrapassa, na última volta. Ninguém consegue acreditar. Isso está mesmo acontecendo? Os últimos 4.309m de Interlagos demoram uma eternidade. Massa se mantém impecável e recebe a bandeirada como "campeão". Só resta esperar.

O título está próximo, mas um carro lento nos últimos metros chama a atenção. A família Massa e boa parte do público comemoram, até se darem conta de que Glock perdeu posição para o piloto da McLaren. Vitorioso mesmo na quinta colocação, Hamilton é o mais jovem campeão em 59 anos do Mundial.

O público rapidamente deixa Interlagos, não sem antes demonstrar seu carinho pelo ídolo. Na latina Ferrari, caras tristes. Na sisuda McLaren, uma festa aguardada havia 10 anos. Mecânicos, pilotos e dirigentes cantam: "We are the champions" (nós somos os campeões). A alegria total verde-e-amarela terá de esperar 2009!

Nenhum comentário: